Pet Terapia
A especialidade
Conhecida também como Terapia Assistida por Animais, a Pet Terapia é uma espécie de tratamento alternativo que contribui com o bem-estar e a saúde física e emocional de pacientes nas mais diversas situações. Como o próprio nome sugere, o agente desse tipo de abordagem é o animalzinho.
Atualmente, já existem diversos estudos relacionados a esse assunto em todo o mundo. No Brasil, um dos estudos pioneiros sobre o tema aconteceu na década de 60, em um centro psiquiátrico no Rio de Janeiro no qual, depois de receber a visita inesperada de uma cadelinha abandonada, os pacientes passaram a apresentar melhoras consideráveis em seu comportamento.
Nos últimos anos, a Pet Terapia passou a ser uma abordagem bastante difundida e utilizada com pacientes psiquiátricos, pessoas hospitalizadas, idosos e crianças.
De acordo com um artigo publicado no Jornal da USP, os animais funcionam como antídotos poderosos contra o estresse e a ansiedade, contribuindo assim, também, com a prevenção de intercorrências cardiovasculares.
Como funciona a Pet Terapia
A Terapia Assistida por Animais pode ocorrer de diferentes maneiras e com o auxílio de diferentes bichinhos, mas o objetivo é sempre o mesmo: proporcionar o bem-estar por meio do estímulo gerado pelo contato com o animal.