top of page

A.B.A.

Rapariga na terapeuta feminina

A especialidade

 termo ABA, significa em inglês “Applied Behavior Analysis”, podendo ser traduzido para o português, como “Análise do Comportamento Aplicada”. Trabalha-se com comportamentos que podem ser observados e modificados (basicamente, trabalha com os eventos antecedentes e consequentes do comportamento na modificação do mesmo).

 

É a única abordagem, cientificamente reconhecida, no tratamento do autismo, e fortemente recomendado pela National Autistic Society, que auxilia na evolução da linguagem, comportamento, independência nas atividades diárias e no desempenho escolar.

A Terapia ABA tem caráter intensivo (entre 20h e 40h semanais), abrangendo uma dinâmica de atendimentos domiciliar, escolar e clínica.

 

Benefícios da ABA

Seu benefício não está somente na vida familiar da criança, mas em todos os outros aspectos, como na escola, na interação social. Tudo isso devido ao avanço na comunicação e ao desenvolvimento comportamental do pequeno.

A ABA propõe intervenções pontuais e que trazem para a vida do autista e de sua família os progressos tão necessários para o cotidiano. Todos nós sabemos que a criança com autismo pode ser independente ou depender de forma integral de alguém para executar funções simples, como escovar os dentes, tomar banho, vestir roupas, etc.

Tratamento ABA além do TEA

 

Não são somente os autistas que encontram na ABA a solução para intervenções eficazes, a técnica é indicada também para casos de distúrbios e síndromes que causam um relativo impacto na cognição da pessoa.

bottom of page